Ao conhecer Marty Friedman, viu que partilhavam das mesmas preferências de músicas, montaram então o CACOPHONY, produzida por Mike Varney e gravaram dois álbuns: SPEED METAL SYMPHONY, em 1987 e GO OFF, em 1988. Jason também produziu um álbum solo, PERPETUAL BURN, em 1988.
O cacophony passou por vários países, notadamente no Japão e na Europa onde Jason foi formando uma legião de fãs e admiradores e ao mesmo tempo influenciava jovens guitarristas.
Em seus 20 anos de idade, ele foi convidado a ser integrante da banda do David Lee Roth substituindo Steve Vai que havia deixado o grupo. Jason começou a gravar o álbum A LITTLE AIN'T ENOUGH, em 1990 e ganhou o prêmio de guitarrista revelação da revista Guitar Magazine.
A carreira de Jason decolava junto com reconhecimento como guitarrista, mas nas gravações do A LITTLE AIN'T ENOUGH, Jason começou a mancar da sua perna esquerda alegando algum tipo de fraqueza. Ele ignorou por um tempo o problema, mas pela pressão de seus amigos e familiares, resolveu ir ao médico, onde fez exames mais profundos e constatou - se então a manifestação da DOENÇA DE LOU GEHRIG, também conhecida como ALS (esclerose lateral amiotrófica), uma doença degenerativa e incapacitante - ainda sem cura. Embora já tivesse concluído com muito esforço a gravação do álbum, não tinha mais condições de sair em turnê com a banda.
Ao passar dos anos Jason foi perdendo os movimentos do corpo, primeiro das pernas, depois braços obrigando- o a parar de tocar guitarra, e por fim sua fala, não atingindo ao cérebro e nem a audição e visão.
Atualmente Jason respira com ajuda de um equipamento onde controla o funcionamento de seu diafragma. Por sua vez mesmo com tantas incapacidades, Jason não parou de compor, ele utiliza da tecnologia de um programa de computador para gravar sua inspirações musicais, e seu pai Gary desenvolveu um sistema de comunicação para ele, onde dividiu o alfabeto em uma lousa em quatro parte e Jason utiliza da movimentação dos olhos para formar as frases e comunicar - se normalmente.
Discografia
Speed Metal Symphony — 1987 (com o Cacophony)
Go Off! — 1988 (com o Cacophony)
Perpetual Burn — 1988
A Little Ain't Enough — 1991 (com David Lee Roth)
Perspective — 1996
The Raspberry Jams — 1999
The Blackberry Jams — 2003
Collection — 2008
Boy Meets Guitar — 201
Segue um lick de Jason Becker na música Perpetual Burn que serve de exercício de Sweep Picking.
Abraços e até a próxima !
Nenhum comentário:
Postar um comentário