No inicio Eddie era baterista e tecladista, e seu irmão Alex quem assumia o papel da guitarra, mas estudava junto com irmão o teclado. Com o tempo Alex se destacou na bateria e Eddie assumiu a guitarra superando a tocabilidade de Alex na época.
Eddie Van Halen tornou se então um dos guitarristas mais aclamados da história, recebendo honrarias e menções das mais diversas revistas especializadas no assunto. Em 2012, foi eleito o melhor guitarrista de todos os tempos, por uma votação promovida pela revista Guitar World, onde contou com quase 500 mil votos, e pela revista Rolling Stone Eddie ocupou a 8ª colocação na lista dos 100 maiores guitarristas de todos os tempos, e 7ª posição na lista da Gibson dos 50 melhores guitarristas de todos os tempos.
Teve parceria com outros músicos, e entre essas parcerias está o solo da canção Beat It do álbum Thriller, de Michael Jackson, que gravou juntamente com o guitarrista Steve Lukather (Toto)
.
Eddie usava guitarras Frankestrat construídas por ele mesmo; Corpo em Alder ou Basswood (dependendo do modelo), Braço Maple, Captador Gibson Paf retirado de uma Gibson ES 335 e rebobinado a mão por ele mesmo, Ponte Floyd Rose, amplificadores Marshall Superlead Plexi modificados por Jose Arredondo, pedais MXR Chorus, Flanger, Delay, Dynacomp e Phaser 90.
Depois de um tempo em parceria com a Music Man, criou as guitarras Music Man Axis EVH signature, passando depois para as EVH Wolfgang, com captadores DiMarzio Custom Made. Em termos de amplificadores primeiro foi o Peavey modelo 5150, depois o 5150 II.
Recentemente a Fender criou uma réplica exata da Frankestein, chamada por ele de "my baby", além de existirem os modelos da Charvel EVH.
Eddie usa as EVH Wolfgang criadas em sua própria fábrica em 2009 e o amplificador EVH 5150 III. Tendo em vista da grande mistura de timbres e grandes solos criados por Eddie, a Dunlop lançou os seguintes efeitos Eddie signature:
MXR PHASER 90 EVH
MXR FLANGER EVH
MXR CRYBABY EVH
Na linguagem da guitarra, Eddie usa da escala diatônica os modos como Jônio, Dórico. Lídio, Eólio, Mixolídio e etc. Também usufrui de vários arpejos e sua técnica se associa aos bends, ligados, two hands, floyd e harmônicos naturais.
Atualmente a banda conta com David Lee Roth; Vocal, Wolfgang Van Halen; Contrabaixo, Alex Van Halen; Bateria e Eddie Van Halen; Guitarra
Segue aqui um bom estudo de licks.
Abraços e até a próxima !
Nenhum comentário:
Postar um comentário