quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Edward Lodewijk Van Halen (Nimegue, 26 de janeiro de 1955), guitarrista, produtor musical e co - fundador da banda VAN HALEN.

Filho de Jan Van Halen e Eugenia Van Halen, viveu em amsterdã até 1962, quando sua família mudou - se para Pasadena Califórnia, Estados Unidos. Formou a banda VAN HALEN junto com seu irmão Alex Van Halen, uma banda internacionalmente famosa no campo do Hard Rock que na atualidade conta com seu filho Wolfgang Van Halen no contrabaixo.

No inicio Eddie era baterista e tecladista, e seu irmão Alex quem assumia o papel da guitarra, mas estudava junto com irmão o teclado. Com o tempo Alex se destacou na bateria e Eddie assumiu a guitarra superando a tocabilidade de Alex na época.
Eddie Van Halen tornou se então um dos guitarristas mais aclamados da história, recebendo honrarias e menções das mais diversas revistas especializadas no assunto. Em 2012, foi eleito o melhor guitarrista de todos os tempos, por uma votação promovida pela revista Guitar World, onde contou com quase 500 mil votos, e pela revista Rolling Stone Eddie ocupou a 8ª colocação na lista dos 100 maiores guitarristas de todos os tempos, e 7ª posição na lista da Gibson dos 50 melhores guitarristas de todos os tempos.

Teve parceria com outros músicos, e entre essas parcerias está o solo da canção Beat It do álbum Thriller, de Michael Jackson, que gravou juntamente com o guitarrista Steve Lukather (Toto)
.
Eddie usava guitarras Frankestrat construídas por ele mesmo; Corpo em Alder ou Basswood (dependendo do modelo), Braço Maple, Captador Gibson Paf retirado de uma Gibson ES 335 e rebobinado a mão por ele mesmo, Ponte Floyd Rose, amplificadores Marshall Superlead Plexi modificados por Jose Arredondo, pedais MXR Chorus, Flanger, Delay, Dynacomp e Phaser 90.
Depois de um tempo em parceria com a Music Man, criou as guitarras Music Man Axis EVH signature, passando depois para as EVH Wolfgang, com captadores DiMarzio Custom Made. Em termos de amplificadores primeiro foi o Peavey modelo 5150, depois o 5150 II.

Recentemente a Fender criou uma réplica exata da Frankestein, chamada por ele de "my baby", além de existirem os modelos da Charvel EVH.
Eddie usa as EVH Wolfgang criadas em sua própria fábrica em 2009 e o amplificador EVH 5150 III. Tendo em vista da grande mistura de timbres e grandes solos criados por Eddie, a Dunlop lançou os seguintes efeitos Eddie signature:

MXR PHASER 90 EVH
MXR FLANGER EVH
MXR CRYBABY EVH

Na linguagem da guitarra, Eddie usa da escala diatônica os modos como Jônio, Dórico. Lídio, Eólio, Mixolídio e etc. Também usufrui de vários arpejos e sua técnica se associa aos bends, ligados, two hands, floyd e harmônicos naturais.
Atualmente a banda conta com David Lee Roth; Vocal, Wolfgang Van Halen; Contrabaixo,  Alex Van Halen; Bateria e Eddie Van Halen; Guitarra





Segue aqui um bom estudo de licks.

Abraços e até a próxima !


quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

James Marshall "Jimi" Hendrix (Seattle, 27 de novembro de 1942 - Londres 18 de setembro de 1970), guitarrista, cantor e compositor norte - americano.

Hendrix é considerado o melhor e maior guitarrista da história do Rock e o mais influente e importante músico da sua era, em diversos gêneros musicais.
Teu sucesso inicial foi na Europa, e depois de sua performance no festival pop de MONTERREY, Hendrix conquistou fama no E.U.A. Ele foi a atração principal dois anos mais tarde do icônico festival de WOODSTOCK e do festiva da ilha de WIGHT, em 1969 e 1970 respectivamente. 

Hendrix dava preferencia para amplificadores distorcidos e crus, dando ênfase ao ganho e agudo, e ajudou a desenvolver a técnica, até então a indesejada microfonia, e também foi um dos músicos a popularizar o pedal wah wah no rock popular onde utilizava frequentemente para dar timbres exagerados aos seus solos juntamente com os bends e legato baseado na escala pentatônica.

Hendrix foi influenciado pelos artistas de Blues como T- Bone Walker, B.B. King, Muddy Waters, Howlin' Wolf, Albert King e Elmore James, guitarristas de rythnm and Blues e Soul como Curtis Mayfield, Steve Crooper, assim como de alguns artistas do Jazz moderno.
Em 1966, Hendrix tocou e gravou com a banda LITTLE RICHARD, de 1964 a 1965, foi citado como tendo dito " Quero fazer com minha guitarra o que Little Richard faz com a voz".

Carlos Santana, guitarrista mexicano sugeriu que a música de Hendrix poderia ter sido influenciada pela sua herança parcialmente indígena. Como produtor musical Hendrix também inovou ao usar o estúdio de gravação como uma extensão de suas idéias musicais e foi um dos primeiros a experimentar com a estereofonia e phasing em gravações de rock.

Hendrix conquistou diversos dos mais prestigiosos prêmios concedidos aos artistas de rock durante toda sua vida, e recebeu outros postumamente, incluindo sua confirmação no Hall da Fama do Rock and Roll Americano em 1992, no Hall da Fama da música do Reino Unido, em 2005. Diante de sua antiga residência no Brook Street de Londres, foi erguida uma blue plaque (placa azul) com seu nome, em setembro de 1994. Em 2006 seu álbum de estréia nos E.U.A ARE YOU EXPERIENCED foi inserido no registro nacional de gravações, e a revista ROLLING STONE classificou Hendrix como um dos 100 melhores guitarristas de todos os tempo. Em 2003 ele também foi o primeiro a fazer parte do Hall da Fama da música Nativo - Americana e em 1962 foi marcado por tocar seu incrível solo, que foi feito com sua própria boca na música Hey Joe, escrita pelo músico estadunidense Billy Roberts.

Jimi Hendrix usava um amplificador Marshall Plexi 1959 de 100 Watts, e uma guitarra Fender Stratocaster comprada em 1965 e a usou quase constantemente em sua vida.
Hendrix faleceu em Londres nas primeiras horas de 18 de setembro de 1970, em circunstancias que nunca foram completamente explicadas, ele havia estado em uma festa junto de sua namorada Monika Dannemann e seguiram para o Hotel Samarkand no número 22 da Lansdowne Crescentem Notting Hill. Estatísticas indicam que ele teria falecido horas depois. De acordo com médico que atendeu a ocorrência, Hendrix tinha sido asfixiado, ou seja, literalmente afogado pelo seu próprio vômito por estar com os pulmões cheio de vinho.

Segundo Wright, o empresário do guitarrista, Mike Jefrrey confessou que havia contratado um grupo onde teriam invadido o quarto de hotel de Hendrix e o forçado a beber vinho e sonífero. Wright também afirmou que Mike Jeffrey havia confessado tudo em 1971, após um ano da morte de Jimi Hendrix, o empresário teria uma apólice de seguro no nome de Jimi Hendrix no valor de US$ 2 milhões, e morreu em 1973 em um acidente de avião.

Discografia
The Jimi Hendrix Experience
Are You Experienced (1967)
Axis: Bold as Love (1967)
Electric Ladyland (1968)
Jimi Hendrix/Band of Gypsys[editar | editar código-fonte]
Band of Gypsys (1970)

Álbuns póstumos
The Cry of Love (1971)
Rainbow Bridge (1971)
War Heroes (1972)
Loose Ends (1974)
Crash Landing (1975)
First Rays of the New Rising Sun (1997)
Valleys of Neptune (2010)
People, Hell & Angels (2013)






Agora o timbre fantástico do Marshall Plexi 1959 100 Watts



Segue a tablatura do Little Wing para aprimorar a pegada Jimi Hendrix !!!

Abraços e até a próxima !

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Jason Eli Becker (Richmond - CA, 22 de julho de 1969), guitarrista neo - clássico americano.

Becker ganhou sua guitarra aos 3 anos dada pelo seu pai Gary Becker que havia estudado violão erudito e começou a dar aulas ao filho. Jason passoua praticar músicas de Bob Dylan, Eric Clapton, Jeff Beck, Eddie Van Halen, entre outros. 

Ao conhecer Marty Friedman, viu que partilhavam das mesmas preferências de músicas, montaram então o CACOPHONY, produzida por Mike Varney e gravaram dois álbuns: SPEED METAL SYMPHONY, em 1987 e GO OFF, em 1988. Jason também produziu um álbum solo, PERPETUAL BURN, em 1988.
O cacophony passou por vários países, notadamente no Japão e na Europa onde Jason foi formando uma legião de fãs e admiradores e ao mesmo tempo influenciava jovens guitarristas.


Em seus 20 anos de idade, ele foi convidado a ser integrante da banda do David Lee Roth substituindo Steve Vai que havia deixado o grupo. Jason começou a gravar o álbum A LITTLE AIN'T ENOUGH, em 1990 e ganhou o prêmio de guitarrista revelação da revista Guitar Magazine.


A carreira de Jason decolava junto com reconhecimento como guitarrista, mas nas gravações do A LITTLE AIN'T ENOUGH, Jason começou a mancar da sua perna esquerda alegando algum tipo de fraqueza. Ele ignorou por um tempo o problema, mas pela pressão de seus amigos e familiares, resolveu ir ao médico, onde fez exames mais profundos e constatou - se então a manifestação da DOENÇA DE LOU GEHRIG, também conhecida como ALS (esclerose lateral amiotrófica), uma doença degenerativa e incapacitante - ainda sem cura. Embora já tivesse concluído com muito esforço a gravação do álbum, não tinha mais condições de sair em turnê com a banda.


Ao passar dos anos Jason foi perdendo os movimentos do corpo, primeiro das pernas, depois braços obrigando- o a parar de tocar guitarra, e por fim sua fala, não atingindo ao cérebro e nem a audição e visão.


Atualmente Jason respira com ajuda de um equipamento onde controla o funcionamento de seu diafragma. Por sua vez mesmo com tantas incapacidades, Jason não parou de compor, ele utiliza da tecnologia de um programa de computador para gravar sua inspirações musicais, e seu pai Gary desenvolveu um sistema de comunicação para ele, onde dividiu o alfabeto em uma lousa em quatro parte e Jason utiliza da movimentação dos olhos para formar as frases e comunicar - se normalmente.

Discografia


Speed Metal Symphony — 1987 (com o Cacophony)
Go Off! — 1988 (com o Cacophony)
Perpetual Burn — 1988
A Little Ain't Enough — 1991 (com David Lee Roth)
Perspective — 1996
The Raspberry Jams — 1999
The Blackberry Jams — 2003
Collection — 2008
Boy Meets Guitar — 201





Segue um lick de Jason Becker na música Perpetual Burn que serve de exercício de Sweep Picking.

Abraços e até a próxima !

Vinnie Moore - História, vídeos e licks.

Vincent "Vinnie" Moore New Castle- DE, 18 de Abril de1964, ganhou sua primeira guitarra aos 12 anos e após ter estudado dois anos com um professor particular, entrou em sua primeira banda cover. Depois de alguns anos tocando em diferentes bandas, Vinnie resolveu compor sua próprias músicas, e com um gravador de 4 trilhas transformou suas idéias em composições.

Vinnie enviou suas gravações a revista Guitar Player e teve uma matéria a seu respeito na coluna Spotlight. Seu primeiro trabalho profissional foi a composição da trilha sonora do comercial de um refrigerante PEPSI, e em 1987 lançou seu primeiro álbum Mind's Eye pela gravadora Shrapnel Records e foi rapidamente considerado músico revelação pelas revistas Guitar Player, Guitar e Guitar World. Mind's Eye vendeu mais de 100.000 cópias.

Em 1988 a gravadora Squawk/Polygram lançou o segundo álbum de Vinnie, Time Odyssey onde solidificou sua reputação como músico inovador. Vinnie rodou o mundo com workshops incluindo Japão, Itália, Canadá, Alemanha, Inglaterra, Austrália e Brasil.

Em 2003 juntou-se ao UFO (Phil Mogg, Vocal; Pete Way, Baixo; Jason Bonham, Bateria e Paul Raymond, teclados). Seu primeiro álbum como banda foi o YOU ARE HERE lançado em 2004 com uma turnê mundial de março de 2004 a agosto de 2005 com DVD ao vivo lançado em novembro de 2005

Álbuns de Estúdio

Mind's Eye (1987)
Time Odyssey (1988)
Meltdown (1991)
Out of Nowhere (1996)
The Maze (1999)
Defying Gravity (2001)
Collection: The Shrapnel Years (2006)
To The Core (2009)

Álbuns Ao Vivo
Live! (2000)

Com o UFO
Vinnie Moore tocando com a banda UFO em Cercemaggiore.
You Are Here (2004)
The Visitor (2009)
Seven Deadly (2012)

Participações Especiais e Tributos
Vicious Rumors - do Soldiers of the Night (1985)
Hey Stoopid - Tributo a Alice Cooper (1991)
Deep Purple Tribute: Smoke On The Water - Vários artistas (1994)
Warmth in the Wilderness (2001)
Rhythm of Time - do Jordan Rudess (2004)
Various Artists - Subdivisions: A Tribute to the Music of Rush - Vários Artistas (2005)

Trilhas sonora
Comercial de TV da Pepsi (1985)
Jogo Burning Rangers da SEGA (1998)

Vídeos
Advanced Lead Guitar Techniques (1987)

Speed, Accuracy, & Articulation (1989)


Quem toca guitarra e curte a maneira de tocar de Vinnie Moore pode se dedicar a ler seus licks clássicos. Abaixo deixarei um exemplo em Cm7M.


Até a próxima !