terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Jason Eli Becker (Richmond - CA, 22 de julho de 1969), guitarrista neo - clássico americano.

Becker ganhou sua guitarra aos 3 anos dada pelo seu pai Gary Becker que havia estudado violão erudito e começou a dar aulas ao filho. Jason passoua praticar músicas de Bob Dylan, Eric Clapton, Jeff Beck, Eddie Van Halen, entre outros. 

Ao conhecer Marty Friedman, viu que partilhavam das mesmas preferências de músicas, montaram então o CACOPHONY, produzida por Mike Varney e gravaram dois álbuns: SPEED METAL SYMPHONY, em 1987 e GO OFF, em 1988. Jason também produziu um álbum solo, PERPETUAL BURN, em 1988.
O cacophony passou por vários países, notadamente no Japão e na Europa onde Jason foi formando uma legião de fãs e admiradores e ao mesmo tempo influenciava jovens guitarristas.


Em seus 20 anos de idade, ele foi convidado a ser integrante da banda do David Lee Roth substituindo Steve Vai que havia deixado o grupo. Jason começou a gravar o álbum A LITTLE AIN'T ENOUGH, em 1990 e ganhou o prêmio de guitarrista revelação da revista Guitar Magazine.


A carreira de Jason decolava junto com reconhecimento como guitarrista, mas nas gravações do A LITTLE AIN'T ENOUGH, Jason começou a mancar da sua perna esquerda alegando algum tipo de fraqueza. Ele ignorou por um tempo o problema, mas pela pressão de seus amigos e familiares, resolveu ir ao médico, onde fez exames mais profundos e constatou - se então a manifestação da DOENÇA DE LOU GEHRIG, também conhecida como ALS (esclerose lateral amiotrófica), uma doença degenerativa e incapacitante - ainda sem cura. Embora já tivesse concluído com muito esforço a gravação do álbum, não tinha mais condições de sair em turnê com a banda.


Ao passar dos anos Jason foi perdendo os movimentos do corpo, primeiro das pernas, depois braços obrigando- o a parar de tocar guitarra, e por fim sua fala, não atingindo ao cérebro e nem a audição e visão.


Atualmente Jason respira com ajuda de um equipamento onde controla o funcionamento de seu diafragma. Por sua vez mesmo com tantas incapacidades, Jason não parou de compor, ele utiliza da tecnologia de um programa de computador para gravar sua inspirações musicais, e seu pai Gary desenvolveu um sistema de comunicação para ele, onde dividiu o alfabeto em uma lousa em quatro parte e Jason utiliza da movimentação dos olhos para formar as frases e comunicar - se normalmente.

Discografia


Speed Metal Symphony — 1987 (com o Cacophony)
Go Off! — 1988 (com o Cacophony)
Perpetual Burn — 1988
A Little Ain't Enough — 1991 (com David Lee Roth)
Perspective — 1996
The Raspberry Jams — 1999
The Blackberry Jams — 2003
Collection — 2008
Boy Meets Guitar — 201





Segue um lick de Jason Becker na música Perpetual Burn que serve de exercício de Sweep Picking.

Abraços e até a próxima !

Nenhum comentário:

Postar um comentário